Modulação a um intervalo de quinta a partir do tom da dominante (5)

 

Modulação indireta V – I

Dois percursos são reutilizados em maior. Um através dos tons de
V – I – IV – I,
em quintas descendentes até o tom da subdominante, é encontrado nos episódios

II.XIX.25-27,

contendo uma sequência harmônica real em quinta descendente, com o motivo harmônico igual ao do episódio

I.X.34-39 (ver Exemplo 9),

inclusive nos mesmos tons, embora a relação com o tom da tônica seja diferente;

II.XXI.36-40,

com o retorno ao tom da tônica no seu centro, contendo uma sequência harmônica modulatória em segunda descendente com modificações; e

II.XVII.10-13,

com modulação cromática para o tom da tônica (primeira vez) e da subdominante, mencionado na análise do episódio dos compassos 26-32, contendo, como na segunda parte daquele episódio, uma sequência harmônica real em quinta descendente, com o mesmo motivo harmônico básico em maior (ver Exemplo 29), e desta vez nas inversões do Exemplo 33 (ver Exemplo 28).

Exemplo 33 – Volume II, Fuga XVII (Lá maior)