Modulação a um intervalo de quinta a partir do tom da subdominante (3)

 

Modulação indireta IV – I

Em maior, dois percursos são reutilizados na modulação indireta do tom da subdominante para o tom da tônica. A modulação através do tom da sobretônica,
IV – II – I,
é utilizada nos episódios

I.XIII.30-31,
I.XVII.25-27 e
II.XIX.17-20,

os dois últimos analisados na modulação direta. Em todos os três a modulação para o tom da sobretônica ocorre logo no início e a modulação para o tom da tônica próximo ou no final do episódio. O outro percurso reutilizado é o citado com relação ao

II.V.35-40

na modulação direta, que é utilizado no

I.XVII.31-33,

contendo uma sequência harmônica modulatória em segundas ascendentes com o mesmo motivo harmônico básico do exemplo 30, com modulação cromática para os tons da dominante e da submediante (relativo) e com o tom da tônica no centro do episódio:
IV – V – VI – I,
em segundas ascendentes até o tom relativo.