Modulação com retorno para outros tons (3)

 

II – II:

       O episódio

I.XXI.30-35

é o único exemplo de retorno ao tom da sobretônica, percorrendo os tons de
II – I – VI – III – II
no modo maior, com uma sequência harmônica modulatória em segundas descendentes nos compassos 30-33, e uma sequência harmônica real, com os motivos melódicos transformados, nos compassos 33-35, também em segundas descendentes (Exemplo 20). As transformações dos motivos melódicos nesta sequência, já utilizada a duas vozes nos compassos 19-22, são evidentes quando comparamos os valores harmônicos das notas do motivo da sequencia nos compassos 30-33 com os dos compassos seguintes, como por exemplo, o acorde final (inicial) do motivo

Exemplo 20 – Volume I, Fuga XXI (Si maior)

Ex020

e verificamos que o motivo melódico designado para a voz superior concluindo e começando com os valores harmônicos 1-3 é designado posteriormente para a voz inferior, e vice-versa. A voz intermediária permanece, com variação figurativa, e com a penúltima e a última notas “furtadas” da linha da voz inferior.